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  Nova normativa PSD2 para todos os pagamentos online


O que é a PSD2

PSD2 é uma nova normativa europeia de pagamentos, que permite aos bancos implementar controles para reforçar a segurança nas operações bancárias online. Este controle e processos aplicam-se tanto no acesso às contas bancárias do usuário (particular ou empresa), como no momento de efetuar o pagamento de um montante usando estas contas bancárias. 

Para conseguir uma maior segurança nas operações online, aplica-se uma autenticação reforçada (SCA), através de uma verificação que deve realizar o usuário, e mediante uma autorização de pagamento. Para que esta autorização seja realizada com êxito, devem cumprir-se pelo menos 2 destes 3 factores de segurança:

  1. Factor que apenas o usuário possa usar, o seu telemóvel, ou cartão inteligente
  2. Factor que apenas o usuário conhece, a palavra passe privada ou PIN.
  3. Factor que apenas o usuário possua, impressão digital, voz, ou reconhecimento facial.


Quando entra em vigor a nova norma PSD2

Apesar de que a normativa entrou em vigor no dia 14 de Setembro de 2019, oficialmente apenas será aplicada a partir do dia 1 de Janeiro de 2021. Cada entidade bancária comunicou quando seria aplicada a normativa nas suas operações: alguns já a aplicam desde o primeiro dia de entrada em vigor, outros a partir de Janeiro de 2021.

Informação que deve ter em atenção no momento de realizar um pagamento online com cartão de crédito na nossa loja

Se escolher pagar com o cartão de crédito ( apesar de outros métodos disponíveis) deverá introduzir os dados do cartão; Dígitos: nome do titular, CVV, e data de vencimento, como se fazia até ao momento. É importante verificar que todos os dados estejam corretos antes de continuar com o processo de pagamento.

À continuação, a nossa loja online enviará uma solicitação de pagamento para que seja processada. Nesse momento receberá um método de autorização por parte do banco ao qual pertence o seu cartão. Normalmente consiste em receber um SMS com um código ou chave de autorização, que deverá introduzir para confirmar o pagamento. Também pode ser a impressão digital, reconhecimento facial usando a câmera do seu smartphone, ou outros métodos, que são decisão de cada entidade bancária.

É importante que durante todo o processo para realizar a encomenda e o pagamento online tenha acesso ao seu telemóvel, para que possa receber os códigos ou métodos de autorização. 

Normalmente as entidades bancárias permitem repetir este processo no caso de que algum dado não esteja correto, mas recomendamos verificar cuidadosamente que, em cada passo do processo se coloque corretamente todos os dados.

Tem problemas com o pagamento?

No caso de que tenha problemas com o pagamento, recomendamos que contacte com o serviço de atenção ao cliente da sua entidade bancária, já que todo o processo de autorização reforçada é responsabilidade do banco.

Para evitar este tipo de problemas, insistimos que tenha em atenção as recomendações anteriores: verificar que todos os dados solicitados em cada passo estejam correctos: titular do cartão, CVV, data de vencimento, número do cartão, bem como as chaves o PIN, que possam ser solicitadas durante o processo, respeitando as maiúsculas ou minúsculas em caso de que existam.

Também deve assegurar-se de que o seu número de telemóvel está associado à conta bancária do cartão com o qual vai efectuar o pagamento. Se não sabe como confirmar, contacte com o seu banco para receber ajuda.

No caso de não poder resolver estes problemas rapidamente, recordamos que poderá usar outros métodos de pagamento como PayPal ou Multibanco.