Dato Curioso: Saiba porque razão as garrafas de vinho tem capacidade de 750 ml

Por regra geral, quando vamos a uma loja para comprar uma garrafa de vinho, vemos que todas têm uma característica em comum: a capacidade, 750 ml. É curioso, porque se repararmos noutras bebidas o normal é encontrar garrafas de 500 ml. (meio litro) ou 1000ml (1 litro).


Uma explicação com história

A explicação tem uma base histórica, com data no século XIX. Naquela época os principais compradores de vinho francês eram os ingleses. Mas como sabemos, os ingleses usam diferentes unidades métricas para quase tudo (distância, capacidade, peso). Em concreto, na Inglaterra usavam o galão imperial, como unidades de volume, 1 galão imperial equivalia aproximadamente a 4,54 litros.

No momento de transportar o vinho desde Bordéus, usavam barris de 50 galões, ou seja, 225 litros. E para dividir essa quantidade de vinho em garrafas, constataram que podiam encher exatamente 300 garrafas de 750 mililitros. O objetivo era simplificar as contas: 1 barril = 300 garrafas (de 75cl). Desta forma era muito mais fácil calcular os preços, garrafas e barris.

Outras teorias (erradas)

É possível que leia outro tipo de teoria acerca deste tema, com outra explicação de porque as garrafas de vinho são de 750 ml. Há quem diga que é pela facilidade no transporte, outros porque se conserva melhor nas garrafas deste tamanho, e outros porque numa refeição é a quantidade média de consumo… mas não. A explicação correta está na decisão de facilitar os cálculos de garrafas e barris.

Isto explica também porque razão as caixas de vinho geralmente contém entre 6 e 12 garrafas. São múltiplos de 300, que eram as garrafas que se podem encher com um barril. Desta forma era mais fácil dividi-lo entre 50 caixas de 6 garrafas, ou em 25 caixas de 12 garrafas.

Esperamos que tenha gostado de conhecer esta curiosidade, e se é um apreciador de bom vinho, de uma vista de olhos aos produto que temos relacionados com o vinho