O nosso site vende a CONSUMIDORES E UTILIZADORES.
Tudo o que consta nestas condições rege a nossa relação contratual e foi redigido com total transparência. Se algum termo não lhe for claro ou não o compreender perfeitamente, informe-nos de imediato para podermos ampliar ou explicar a informação, de modo a que a compreenda na íntegra.
Em cumprimento do art. 97 do Real Decreto-Lei 1/2007 de 16 de novembro, de Consumidores e Utilizadores, apresentamos a informação legal e obrigatória que devemos fornecer previamente à celebração de um contrato de compra e venda à distância no nosso site. Esta informação é disponibilizada mostrando os produtos no nosso site, juntamente com as respetivas especificações, bem como através da informação que oferecemos nas condições gerais e específicas deste texto.
“Artigo 97. Informação pré-contratual dos contratos à distância e dos contratos celebrados fora do estabelecimento comercial.”
1. Antes de o consumidor e utilizador ficar vinculado por qualquer contrato à distância ou celebrado fora do estabelecimento, ou por qualquer oferta correspondente, o empresário facultar-lhe-á de forma clara e compreensível, com especial atenção no caso de consumidores vulneráveis — a quem a informação será prestada em formatos adequados, acessíveis e compreensíveis —, a seguinte informação:
2. O número 1 aplica-se também aos contratos para o fornecimento de água, gás, eletricidade — quando não embalados para venda em volume delimitado ou em quantidades determinadas —, aquecimento urbano e conteúdos digitais que não sejam fornecidos em suporte material.
3. Nos leilões públicos, a informação referida nas alíneas b), c) e d) do número 1 pode ser substituída pelos dados equivalentes do leiloeiro.
4. A informação prevista nas alíneas j), k) e l) do número 1 pode ser fornecida através do modelo de documento de informação ao consumidor ou utilizador sobre a livre resolução estabelecido na alínea A do anexo I. O empresário terá cumprido os requisitos de informação previstos nas alíneas j), k) e l) do número 1 quando tiver fornecido essa informação devidamente preenchida.
5. A informação a que se refere o número 1 faz parte integrante do contrato à distância ou celebrado fora do estabelecimento e não será alterada, salvo acordo expresso das partes em contrário. Caberá ao empresário provar o correto cumprimento dos seus deveres de informação e, se for o caso, o pacto expresso do conteúdo da informação prestada antes da celebração do contrato.
6. Se o empresário não cumprir os requisitos de informação sobre despesas adicionais ou outros custos previstos na alínea e) do número 1, ou sobre os custos de devolução dos bens previstos na alínea k) do número 1, o consumidor ou utilizador não estará obrigado a pagar esses gastos ou custos.
7. Os requisitos de informação estabelecidos neste capítulo entendem-se como adicionais aos requisitos que figuram na Lei 17/2009, de 23 de novembro, sobre o livre acesso às atividades de serviços e o seu exercício, e na Lei 34/2002, de 11 de julho, de serviços da sociedade da informação e de comércio eletrónico.
Sem prejuízo do disposto no parágrafo anterior, se uma disposição geral ou setorial sobre prestação de serviços, incluindo os serviços da sociedade da informação e de comércio eletrónico, relativa ao conteúdo ou ao modo como a informação deve ser prestada, entrar em conflito com alguma disposição desta lei, prevalecerá a disposição desta lei, sem prejuízo de prevalecerem e serem de aplicação preferente as disposições setoriais no que respeita aos aspetos expressamente previstos no direito da União Europeia que lhes dá origem.
8. O ónus da prova relativamente ao cumprimento dos requisitos de informação estabelecidos neste artigo recairá sobre o empresário.”
Em estrito cumprimento do exigido pela legislação vigente, procedemos à redação das seguintes CONDIÇÕES GERAIS E CONDIÇÕES ESPECÍFICAS.
A propriedade deste site pertence a:
Denominação social: FOTICOS S.L.
NIF: B50139120
Sede social: CARRETERA VALENCIA KM. 7,200 50410 - CUARTE DE HUERVA (Zaragoza)
Endereço de correio eletrónico: formulário de contacto do site.
Os termos deste documento regem a relação entre a sociedade proprietária do site (vd. Aviso Legal e Política de Privacidade) e V. Ex.ª, que adquire a condição de CLIENTE no momento em que escolhe um dos nossos produtos, o personaliza, preenche um formulário com os seus dados e efetua o pagamento através do meio de pagamento escolhido. Nesse momento, torna-se CLIENTE.
Para proceder à compra, deverá REGISTAR-SE e criar uma conta na nossa entidade, o que lhe proporciona uma série de benefícios nas suas compras. Em compras futuras, poderá aceder introduzindo o seu UTILIZADOR e PALAVRA-PASSe.
Definições importantes:
UTILIZADOR — O visitante que entra no site mas não se regista; aplica-se-lhe apenas a Política de Cookies no que respeita às cookies que o afetam para utilização dos serviços do site. Pode ser utilizador também quando solicita informação sem efetuar qualquer compra no site.
CLIENTE — O visitante que entra ou visita alguma das páginas web da FOTICOS S.L. e procede ao registo nos formulários previstos para realizar uma compra através do site e introduz dados bancários para poder efetuar a compra. O cliente pode registar-se criando uma conta que lhe pode proporcionar rapidez e benefícios nas compras (descontos, ofertas).
CONSUMIDOR VULNERÁVEL: pessoas singulares que, individual ou coletivamente, pelas suas características, necessidades ou circunstâncias pessoais, económicas, educativas ou sociais, se encontrem, ainda que territorial, setorial ou temporariamente, numa situação especial de subordinação, indefesa ou desproteção que lhes impede o exercício dos seus direitos como consumidores em condições de igualdade.
ENCOMENDAS PERSONALIZADAS E BASEADAS EM FOTOGRAFIAS — As encomendas com foto são fabricadas com a imagem enviada pelo utilizador, na mesma posição, qualidade, resolução e medidas. O utilizador é responsável por garantir que a(s) imagem(ns) que envia no momento de realizar a encomenda cumprem os requisitos adequados para uma correta fabricação. Relativamente a estas definições, foram redigidas as presentes condições de utilização e condições de compra através das páginas web, destinadas a consumidores finais.
Em cumprimento da Lei 4/2022 de 25 de fevereiro, comunica-se que, caso se considere CONSUMIDOR VULNERÁVEL, nos informe imediatamente para podermos ampliar por escrito ou por telefone qualquer informação destas condições que não lhe fique clara.
1 - Introdução
As presentes condições de contratação foram redigidas tendo em conta a Diretiva Europeia relativa aos Direitos do Consumidor (2011/83/UE), de 25 de outubro de 2011, bem como a Diretiva 2002/58/CE sobre privacidade e comércio eletrónico, transpostas em Espanha — a primeira pelo Real Decreto-Lei 1/2007 de 16 de novembro, sobre Consumidores e Utilizadores, e as suas posteriores modificações; a segunda, pela Lei 34/2002 LSSI-CE. Nelas se regula a relação entre os consumidores (compradores através do nosso site) e a nossa empresa como proprietária do site e, na qualidade de vendedor.
O contrato que rege a nossa relação é de COMPRA E VENDA À DISTÂNCIA, regulado no Real Decreto-Lei 1/2007, de 16 de novembro, sobre consumidores e utilizadores.
A FOTICOS S.L. poderá, em qualquer momento e sem aviso prévio, modificar as presentes Condições Gerais mediante a publicação dessas modificações no Portal, para que possam ser conhecidas pelos Utilizadores sempre antes da visita ao Portal ou da aquisição de quaisquer bens nele oferecidos, cumprindo assim o dever de informação que a legislação exige.
O presente contrato reger-se-á pela legislação espanhola, em concreto pela Lei de Consumidores e Utilizadores, bem como pelo restante ordenamento aplicável a consumidores e utilizadores, tanto na legislação nacional como na da União Europeia, que será aplicável no que não estiver disposto neste contrato em matéria de interpretação, validade e execução.
É igualmente tida em conta a legislação sobre Condições de Contratação e a vigente Diretiva 2002/58/CE sobre privacidade e comércio eletrónico, transposta em Espanha através da Lei 34/2002.
Na ausência de regulação de algumas questões que se suscitem, será aplicável, como norma subsidiária, o Código Civil.
A língua das condições gerais de contratação, que rege o acordado nestas condições, é o CASTELHANO; qualquer tradução efetuada das mesmas, em caso de divergência, será resolvida aplicando-se o castelhano.
2 - Normas básicas de utilização do site por parte de utilizadores e clientes
Como norma geral de cumprimento obrigatório para o utilizador do site e antes de iniciar as condições gerais, o utilizador/comprador obriga-se a:
1. Descrição dos produtos e serviços
Todos os produtos que vendemos através do site apresentam um conjunto de características e elementos comuns quanto à qualidade e aos materiais utilizados. No caso de determinados materiais e em cumprimento da legislação em vigor sobre ROTULAGEM DE PRODUTOS, indicamos OS MATERIAIS E CARACTERÍSTICAS EM CADA PRODUTO, bem como recomendações sobre a sua utilização.
2. Personalização dos produtos, impressão de fotografias em produtos
As encomendas que os utilizadores realizam através do site são PERSONALIZADAS e, na maioria das ocasiões, têm por base fotografias fornecidas pelo utilizador para aplicação num dos nossos produtos.
A qualidade do produto final, entre outros fatores, tem em conta a qualidade das fotografias que o utilizador acrescenta ao design escolhido no site. Este processo é visualizado num ecrã, que também pode influenciar a qualidade das imagens e, sobretudo, as cores que o mesmo, tecnicamente, pode mostrar.
O site mostra um exemplo de como ficará o produto aplicando a personalização que o utilizador realiza. O utilizador comprador deve compreender que estes trabalhos são realizados mediante diferentes técnicas como sublimação, impressão a laser, gravação, entre outras, e que determinados materiais não absorvem a cor da mesma forma que quando se imprime uma imagem em papel fotográfico ou em comparação com a cor que vemos no monitor.
Os nossos produtos são fabricados com uma grande variedade de materiais, de diferente natureza: cerâmica, plástico, têxteis (poliéster, algodão, etc.), madeira, vidro, tela, etc. Portanto, ao efetuar a encomenda, o utilizador aceita e entende que cada material pode mostrar a cor de diferentes maneiras, variando a tonalidade, o contraste, o brilho ou a intensidade relativamente às cores da fotografia original.
Além disso, os produtos poderão variar ligeiramente ao longo do tempo, dependendo de fornecedores externos, alterações de materiais, etc.
3. Disponibilidade dos produtos para poderem ser personalizados
Os produtos expostos nas páginas web da FOTICOS S.L. estarão disponíveis para venda até esgotar o stock.
As promoções estarão assinaladas como tal e serão válidas enquanto aparecerem no seu ecrã. Essas promoções poderão ser modificadas ou canceladas sem aviso prévio. As promoções expostas não são acumuláveis.
A FOTICOS S.L. não é obrigada a indemnizar o utilizador ou terceiros pelas consequências da utilização dos seus produtos, sejam danos diretos ou indiretos, assim como danos em máquinas e/ou materiais.
Os produtos que fornecemos são personalizados, ou seja, fabricamo-los usando o design, a imagem ou a fotografia que previamente nos enviou no momento de realizar a encomenda. Solicitamos que, antes de clicar em CONTINUAR, verifique que escolheu adequadamente o design, pois a partir desse momento não poderá cancelar o produto solicitado. Caso detetemos que possa existir um erro na personalização escolhida ou que falte algum elemento essencial, entraremos em contacto consigo para o informar.
Se no momento do seu design e personalização não dispusermos do produto que deseja, informá-lo-emos para que possa escolher outro produto a personalizar.
4. Preços e ofertas aplicáveis
4.1 Preço final e ação de compra. Ofertas aplicáveis ao preço final.
O preço que aparece na sua compra é um preço final e inclui todos os elementos que devem constar: os impostos aplicáveis, bem como os custos de transporte para o seu domicílio ou para o domicílio que nos tenha indicado. O ato de premir o botão de compra por parte do cliente implica uma obrigação de pagamento (de acordo com o Acórdão no processo C-400/22, de 30 de maio de 2024, ECLI:EU:C:2024:436).
Os diferentes tipos de promoções e descontos que aparecem no site ou que os utilizadores recebem (descontos por quantidade, códigos promocionais, etc.) não são acumuláveis entre si. Caso um produto cumpra as condições para beneficiar de mais de um tipo de desconto, aplicar-se-á o que mais favorecer o utilizador.
4.2 Taxas Aduaneiras em determinados países.
Nos termos do art. 97.º, n.º 1, al. e), as TAXAS ADUANEIRAS não podem ser conhecidas previamente à realização da sua encomenda e incluídas no preço, pois dependem de fatores que não podemos prever. Informamos que não estão incluídas no preço final, sendo da responsabilidade do cliente o pagamento das mesmas.
4.3 Faturação da sua encomenda.
Uma vez efetuado o pagamento da sua encomenda, fornecer-lhe-emos uma fatura incluindo todos os itens pelos quais efetuou o pagamento, em cumprimento da legislação vigente.
Caso pretenda que a fatura seja emitida a favor de uma entidade comercial, deverá informar-nos e, no caso de a sua empresa estar localizada num país da União Europeia ou ser extracomunitária, aquando da formalização de uma encomenda selecione a opção “quero receber fatura” e marque a caixa “sou uma empresa”.
4.4 Custos de envio.
Os custos de envio dependem tanto do endereço de entrega como do volume da sua encomenda. Para tal, a nossa entidade disponibiliza-lhe uma tabela atualizada na seguinte ligação onde pode verificar os custos aplicados ao preço final:
https://wanapix.pt/help-center/topic/90
4.5 Prazos de entrega das encomendas
Para podermos ajustar os prazos de entrega da sua encomenda, e sendo esta personalizada, indicamos nesta ligação a informação atualizada.
https://wanapix.pt/help-center/topic/90
4.6 Incidentes nas entregas ou necessidade de reexpedição.
A nossa política empresarial é que os nossos clientes fiquem satisfeitos com as suas compras nos nossos sites. Por isso, esforçamo-nos e solicitamos aos nossos fornecedores logísticos um elevado nível de empenho no seu trabalho.
Por vezes acontece que o colaborador da logística responsável pela entrega não localiza o destinatário no endereço indicado pelo cliente. Nesse caso, deixará um aviso de tentativa de entrega, de forma a que se possam cumprir as instruções para coordenar uma segunda tentativa de entrega. Os nossos prazos de entrega contam-se a partir da tentativa desta PRIMEIRA ENTREGA.
A FOTICOS S.L. não se responsabiliza por atrasos na entrega por motivos alheios à nossa atuação (extravio de encomendas pela transportadora, más práticas do estafeta como não deixar aviso de passagem ou não contactar o destinatário). Também não nos responsabilizamos por erros do comprador: morada incompleta ou com erros, não contactar a transportadora apesar do aviso de passagem, ausências no momento da entrega, etc.
Em suma, a FOTICOS S.L. compromete-se a que a encomenda chegue ao endereço de entrega nos prazos estipulados, momento em que se realizará a primeira tentativa de entrega ao cliente recetor; porém, não podemos controlar más práticas ou erros por parte do estafeta ou do cliente recetor que provoquem que essa entrega não se conclua com sucesso na primeira tentativa ou nas seguintes.
A nossa entidade CONSERVA DURANTE UM PERÍODO DETERMINADO O SEU PRODUTO EM CASO DE RETORNO ÀS NOSSAS INSTALAÇÕES.
Em algumas ocasiões, a empresa de transporte devolve às nossas instalações as encomendas que não puderam ser entregues por se encontrar ausente o recetor no endereço postal indicado no pacote, ou por estar mal indicado esse endereço postal, e não ter sido possível estabelecer contacto por qualquer via. Nestes casos, a nossa empresa avisa o utilizador desta incidência, para tramitar um novo envio com confirmação do endereço correto. Caso o utilizador não responda aos nossos avisos, conservamos o pacote nas nossas instalações até um máximo de DOIS (2) meses. Após esse prazo, o pacote é destruído.
5. Direito de livre resolução – Exceções ao direito de livre resolução.
a) Direito de Livre Resolução (Art. 102 do Real Decreto-Lei 1/2007 de 16 de novembro)
Os Consumidores e Utilizadores dispõem de um direito de livre resolução de 14 dias de calendário a contar da receção da encomenda, nos termos da legislação sobre consumidores e utilizadores (Real Decreto-Lei 1/2007 de 1 de abril e posteriores modificações). Verifique se a sua encomenda é de um produto vendido personalizado para si, dado que constitui uma exceção a este direito. Para o exercer, juntamos um modelo no ANEXO I destas condições; deverá enviar o seu pedido através do formulário de contacto do site.
b) Exceções ao direito de Livre Resolução (Art. 103 do Real Decreto-Lei 1/2007 de 16 de novembro)
O direito de livre resolução não será aplicável aos contratos que digam respeito a:
6. Devoluções por NÃO CONFORMIDADE.
Embalagem do produto danificada na entrega.
Solicitamos que, caso a embalagem de transporte apresente algum defeito visível que possa ser atribuível a uma deficiência no transporte, o indique à pessoa que está a realizar a entrega. Além disso, pedimos que deixe registo no sistema que o transportador lhe mostra para verificar a sua identidade e conformidade mediante a sua assinatura. Deste modo, se no produto surgirem danos, poderemos exigir as responsabilidades correspondentes à entidade logística.
Posteriormente, solicitamos que, sem abrir a embalagem, tire fotografias da mesma e no-las faça chegar, para que as possamos apresentar à entidade logística. Porque, no caso de o produto ter algum defeito atribuível a transporte defeituoso, poderemos aportar as provas oportunas. Pedimos que nos envie todas as fotografias o mais rapidamente possível através do formulário de contacto do site.
Depois de analisada pela nossa equipa a informação e as fotografias que nos comunicou, indicar-lhe-emos como devolver o produto e como iremos proceder (reposição do produto, compensação económica, redução do preço ou devolução do dinheiro pelo mesmo método de pagamento que utilizou para a compra).
Pedimos que conserve todas as embalagens originais e a totalidade do seu conteúdo, incluindo acessórios, garantias e manuais; caso contrário, a FOTICOS reserva-se o direito de aceitar ou não a devolução.
Danos no produto após abrir a embalagem (supostamente produzidos durante o transporte)
Tal como indicado no ponto anterior, se ao abrir a embalagem surgir algum produto defeituoso ou danificado, ou em estado que indique estar defeituoso, solicitamos que tire fotografias tanto da embalagem como do produto e do processo de abertura. Por favor, envie as fotografias o mais cedo possível através do formulário de contacto do site.
Assim que a nossa equipa tiver analisado a informação e as fotografias fornecidas, indicar-lhe-emos como devolver o produto e como iremos proceder (reposição do produto, compensação económica, redução do preço ou devolução do dinheiro pelo mesmo método de pagamento utilizado na compra).
Pedimos que conserve todas as embalagens originais e a totalidade do seu conteúdo, incluindo acessórios, garantias e manuais; caso contrário, a FOTICOS reserva-se o direito de aceitar ou não a devolução.
Devoluções por produto defeituoso imputável à nossa entidade.
A FOTICOS está comprometida com a excelência do produto e respalda a qualidade dos produtos que fabrica. Pontualmente, podem ocorrer defeitos de fabrico. Se considerar que o seu produto tem um defeito de fabrico, contacte-nos indicando o número da sua encomenda, nome e fotografias do produto completo. Pode fazê-lo preenchendo o formulário de contacto.
Os produtos danificados como resultado de uso excessivo ou de longo prazo não são considerados defeituosos. Não aceitamos reclamações por quebras ou perdas se o destinatário autorizar a transportadora a deixar a encomenda em zonas exteriores do domicílio ou permitir a entrega a terceiros alheios ao domicílio.
Para apresentar uma reclamação por não conformidade com o produto adquirido, pedimos que contacte connosco indicando o número da sua encomenda, o motivo da troca e o produto. Pode fazê-lo através do formulário de contacto do site.
Além disso, e dado que o motivo pode ser um defeito no produto adquirido, pedimos que tire fotografias do produto e, explicitamente, também dos danos que detetou, e no-las faça chegar através do formulário de contacto do site.
Cancelamento de encomendas realizadas
Se pretender cancelar a encomenda, pode solicitá-lo contactando por qualquer das nossas vias de contacto. Este pedido será aceite desde que, no momento de receção do pedido, o produto não tenha iniciado o seu processo de fabrico e personalização (ver jurisdição explicada neste ponto). Em caso de contacto telefónico, considera-se que o pedido é recebido no momento em que um colaborador da FOTICOS S.L. atende a chamada; e, em caso de contacto por correio eletrónico ou outra via escrita, considera-se que é recebido no momento em que um colaborador lê a mensagem, independentemente do momento em que a mesma foi enviada.
7. Normas legais quanto à Personalização de Produtos. Direitos de Autor, Propriedade Intelectual ou Industrial.
Para evitar qualquer tipo de responsabilidade legal da sua parte, deve atender a estes critérios importantes para poder personalizar os produtos que disponibilizamos. Dado que a personalização é escolhida por si, fornecendo imagens ao nosso sistema de personalização, e sendo V. Ex.ª quem verifica que tudo está perfeito para proceder à fabricação, deve ler e compreender o que aqui lhe transmitimos. A primeira norma básica é compreender que pode incorrer em responsabilidade por utilização não autorizada, ou utilização indevida, de fotografias e/ou imagens que possam ter direitos de autor. Também pela incorporação de logótipos ou designs que possam estar previamente registados e não lhe pertençam. Igualmente, pela personalização de mensagens que atentem contra a dignidade das pessoas ou que possam ser inadequadas ou ilegais. A responsabilidade é sua, não da entidade proprietária do site.
Para tal, informamos que:
Em cumprimento da legislação vigente, e no caso de detetarmos designs que não cumpram o acima indicado, reservamo-nos o direito de eliminar toda a linguagem inadequada, bem como a utilização de nomes de marcas que, como indicado, possam pertencer a pessoas singulares ou coletivas, comunicando-lhe que o design fornecido não pode ser reproduzido no produto escolhido.
Que a nossa entidade não será responsável, em caso algum, por qualquer reclamação, caso o design que nos forneça detenha direitos legítimos ao abrigo da legislação sobre propriedade intelectual, ou esteja previamente registado como desenho ou marca em qualquer organismo público, e o seu proprietário possa apresentar qualquer reclamação pelo uso indevido do mesmo.
Também não seremos responsáveis no caso de o design que nos forneça poder ser contrário à lei ou transgredir alguma normativa legal, em concreto o art. 13.º, alíneas e), f) e g), da Lei 20/2003, de 7 de julho, de Proteção Jurídica do Desenho Industrial, que regula, no nosso domicílio, os desenhos industriais.
Que os textos possam ser legalmente puníveis pela normativa regulada no Código Penal.
No caso de algum dos factos descritos ser detetado, comunicar-lhe-emos que está a incumprir a nossa política de serviço e, por conseguinte, não poderemos aceitar o seu pedido.
8. Política de direito de admissão de encomendas
A FOTICOS S.L. dispõe de normas internas e de uma política de direito de admissão de encomendas, mediante a qual nos reservamos o direito de rejeitar ou cancelar encomendas que não cumpram esta política interna.
Esta política consiste no seguinte:
A FOTICOS S.L. reserva-se o direito de rejeitar e cancelar encomendas cujos textos ou imagens contenham: insultos ou linguagem inadequada, conteúdo insultuoso ou discriminatório, conteúdo que incite à violência ou que faça apologia da violência, conteúdo que possa ofender e ferir suscetibilidades, conteúdo que atente contra os direitos das crianças ou prejudique o normal desenvolvimento da personalidade das crianças, conteúdo de carácter sexual explícito ou conteúdo que possa prejudicar a imagem da FOTICOS, S.L.
A encomenda pode ser rejeitada ou cancelada mesmo depois de ter sido enviado o e-mail de confirmação ao comprador e de o respetivo pagamento ter sido efetuado.
Nesse caso, a FOTICOS S.L. informará o comprador da anulação da encomenda e procederá ao reembolso integral do montante pago pela encomenda.
9. Formas de pagamento
9.1 Informação prévia sobre a segurança dos pagamentos efetuados no nosso site.
A PSD2 é a nova diretiva europeia que regula a prestação de serviços de pagamento e as operações de pagamento eletrónico. Foi transposta para a legislação de Espanha pelo Real Decreto-Lei 19/2018. Nos nossos sites, afeta as compras pagas com Cartão Bancário, Bizum ou PayPal.
Entre os principais objetivos da PSD2 encontram-se a melhoria da segurança online e o reforço da proteção contra fraudes nas operações bancárias realizadas através da internet.
Entre as principais medidas de segurança está a aplicação obrigatória da Autenticação Reforçada do Cliente (SCA – Strong Customer Authentication) em todas as compras de comércio eletrónico a partir de 1 de janeiro de 2021, sempre que não se aplique alguma das isenções previstas na norma. Esta autenticação reforçada obriga à aplicação de 2 fatores a escolher entre: algo que o utilizador sabe (por exemplo, a palavra-passe), algo que possui (por exemplo, o telemóvel). Já não é suficiente o primeiro, sendo necessários 2 fatores (dupla autenticação ou SCA).
Em todo o caso, no pagamento com cartões, o processo de compra segura dependerá do banco emissor, podendo consistir no código que recebe por SMS + um segundo fator, ou na validação através da App do seu banco. Por favor, consulte a operativa no seu banco para estar preparado antes de realizar as suas próximas compras.
No ponto n.º 8 destas Condições, expomos alguns conselhos para evitar situações de fraude em pagamentos em compras online, com a finalidade de evitar a fraude nas compras realizadas.
9.2 Meios de pagamento no nosso site.
Pode consultar informação sobre os meios de pagamento disponíveis na seguinte ligação.
10. Impostos aplicáveis às vendas através deste site
10.1 Países da União Europeia.
Desde 1 de julho de 2021 entrou em vigor a nova regulamentação do IVA nas vendas online a particulares entre países da UE, o Real Decreto-Lei 7/2021, de 27 de abril (www.boe.es/eli/es/rdl/2021/04/27/7), nos termos do qual a empresa vendedora está obrigada a aplicar a taxa de IVA do país de destino no caso de vendas a particulares.
10.2 Legislação de Territórios da União Europeia com tributação específica.
No território espanhol, existem dois casos onde se aplicam impostos diferentes do IVA (Canárias e Ceuta/Melilla). Em caso de taxas portuárias e/ou impostos especiais como o IGIC, será informado previamente da aplicação deste imposto para utilizadores residentes nas Ilhas Canárias. Se precisar de mais informação sobre o IGIC nas Canárias, pode fazê-lo através de: www.gobiernodecanarias.org/tributos/.
Nas Cidades Autónomas de Ceuta e Melilla aplica-se o IPSI (Imposto sobre a Produção, os Serviços e a Importação das Cidades de Ceuta e Melilla).
oac.tributosceuta.org/3webc/fichaAsunto.do?simular=1&op=26&asunto_ide=1043
10.3 Outros países.
No caso de vendas em países não pertencentes à UE, a fatura não levará aplicado o IVA.
Como indicado, serão da responsabilidade do cliente as TAXAS ADUANEIRAS que, pelo envio, tenham de ser pagas para poder entregar a sua encomenda no seu domicílio; tentaremos que possam ser aplicadas ao preço final antes de proceder à ação de COMPRAR. Podem existir casos, como indicado, em que previamente não saibamos com exatidão o custo dessas taxas e não as possamos incluir.
11. Garantia legal
Nos termos do Real Decreto-Lei 1/2007 de 16 de novembro, todos os nossos produtos têm a garantia legal que a legislação regula e reconhece aos consumidores e utilizadores. Caso necessite de exercer este direito, deverá comunicá-lo através do formulário de contacto do site.
12. Subsanção e indemnização por danos e prejuízos.
Um serviço de qualidade para com o cliente é uma das máximas da FOTICOS S.L.; por isso, a FOTICOS S.L. garante que os produtos e serviços serão executados de acordo com os termos previstos na descrição da oferta.
Além disso, compromete-se a ressarcir o cliente por qualquer defeito que seja consequência direta de uma prestação indevida dos serviços, sempre que tenha sido causado pela FOTICOS S.L. ou por qualquer dos seus colaboradores.
Entenda-se, portanto, o seguinte:
Sempre que o defeito consista numa falha ou erro na fabricação do produto, a subsanção consistirá, na medida do possível, na reparação ou reposição do produto defeituoso. Caso não seja possível a reparação ou reposição, será oferecida ao cliente a solução técnica e económica mais favorável. Se a proposta dos parágrafos anteriores não for satisfatória, o cliente terá direito a rescindir o contrato, com devolução, neste último caso, do preço pago (mediante devolução por parte do cliente do produto defeituoso).
A FOTICOS S.L. reserva-se o direito de examinar os defeitos alegados pelo cliente.
Além disso, a FOTICOS S.L. não assumirá qualquer responsabilidade por diferença de cor ou resolução entre a imagem original e a do produto fornecido, originadas por qualidade deficiente do ficheiro de imagem original. As reclamações por razões de gosto estético não constituem motivo justificado para qualquer devolução.
13. Modificação das Condições Gerais
A FOTICOS S.L. reserva-se o direito de modificar as Condições Gerais sempre com o objetivo de melhorar a transparência e atualizar os produtos e serviços oferecidos através dos sites propriedade da FOTICOS S.L.
Mediante a notificação das Condições Gerais expostas no site da FOTICOS S.L., considerar-se-á cumprido o dever de notificação.
14. Legislação aplicável e Jurisdição competente
As presentes Condições Gerais serão interpretadas de acordo com as Leis de Espanha.
Qualquer litígio relativo à interpretação destas condições será da competência exclusiva dos Tribunais de Espanha.
Caso o comprador seja consumidor final, a jurisdição em caso de conflito será a que determina a lei, que é a do comprador.
15. Estabelecimento aderente à Arbitragem de Consumo
Enquanto utilizador, encontra-se perante um fornecedor que assegura poder resolver os desacordos que possam surgir através da Arbitragem de Consumo de Aragão (Espanha), que é a única à qual a FOTICOS está submetida.
O que é o Sistema Arbitral de Consumo?
É uma via voluntária, extrajudicial, rápida, eficaz e económica que permite resolver facilmente os desacordos que possam surgir entre os dois protagonistas do consumo: o comprador ou utilizador e o vendedor ou prestador de serviços.
As características do Sistema Arbitral de Consumo são:
(Preencha e reenvie este formulário apenas se pretender exercer o seu direito de livre resolução relativamente ao contrato.)
A:
Denominação social: FOTICOS S.L.
NIF B50139120
Sede social: CARRETERA VALENCIA KM. 7,200 50410 CUARTE DE HUERVA (ZARAGOZA)
Pela presente, comunico que pretendo exercer o direito de livre resolução relativamente ao meu contrato de COMPRA E VENDA À DISTÂNCIA dos seguintes bens:
Comprados na data: ________________________________________
Número da encomenda: ________________________________________
Nome do Consumidor: ________________________________________
Endereço do Consumidor:
Rua / Nº: _____________________________ ________
Código Postal / Município: ________ ___________________________
País: ________________________________________
Assinatura do Consumidor [Apenas se este formulário for apresentado em papel]
Pode consultar como apresentar uma reclamação relativa às compras realizadas no nosso estabelecimento junto do Governo de Aragão, por ser o nosso domicílio na província de Saragoça.
Pode também fazê-lo em qualquer balcão da OMIC, no local do seu domicílio.
Pode utilizar esta ligação:
www.aragon.es/consumo/reclamaciones/hoja-de-reclamaciones
CONSELHOS DA FOTICOS S.L. SOBRE CIBERSEGURANÇA PARA TENTAR TORNAR A INTERNET UM LOCAL SEGURO PARA AS COMPRAS
Procuramos proteger e informar de forma proativa os nossos UTILIZADORES E CLIENTES, com o objetivo de proteger todos os dados dos nossos clientes; por isso, nesta secção, daremos alguns conceitos para que administre a informação pessoal e proteja os seus dados. Podem existir tentativas de obter os seus dados com o objetivo de delinquir.
Nós, como empresa, adotámos todas as medidas de proteção necessárias para salvaguardar todos os dados que tratamos e que são seus. (Ver AVISO LEGAL e POLÍTICA DE PRIVACIDADE), envidamos esforços para que não haja qualquer perda de dados, colocando os meios tecnológicos e físicos ao nosso alcance.
As pessoas que compõem esta equipa, para cumprir as medidas de segurança da informação exigidas pela legislação, recebem formação periódica nesta matéria; mas desejamos que, como cliente, possa detetar qualquer tentativa de fraude numa compra online. Para isso, preparámos estas definições e factos que podem chamar a atenção numa compra online.
Além disso, procedemos periodicamente a rever e informar sobre questões que podem ocorrer e que são novas — a fraude vai à frente da norma. Por isso, explicamos alguns aspetos que melhoram a sua segurança.
Os ciberataques procuram roubar dados em sistemas informáticos. O phishing é o mais comum: tenta usurpar identidades para obter os seus dados pessoais ou bancários.
Recomendamos que siga estes conselhos para proteger o seu cartão bancário quando efetua pagamentos em lojas online.
Proteja a sua identidade e ajude-nos a manter a segurança. Mantenha as suas chaves e dados pessoais em privado.
A diversidade nas suas palavras-passe é fundamental; não as simplifique nem as unifique, pois ficarão mais vulneráveis.
PHISHING
Conselhos sobre como detetar o PHISHING, com a finalidade de reduzir qualquer tipo de risco na nossa relação comercial:
VIA E-MAILS RECEBIDOS
O e-mail recebido pode ter um aspeto semelhante ao nosso em logótipos e cores; por isso, verifique previamente se fomos nós quem o enviou.
Se o conteúdo da mensagem indicar urgência na sua atuação ou se a linguagem estiver mal escrita, deve sempre duvidar dessa mensagem.
Enviamos sempre a partir do nosso domínio; por isso, pedimos que verifique que o envio do e-mail é desse domínio.
Se o e-mail recebido lhe solicitar dados pessoais, comunique-o imediatamente e não introduza os seus dados em nenhuma ligação, especialmente se lhe solicitarem dados de pagamento.
VIA CHAMADAS TELEFÓNICAS
Só realizamos chamadas comerciais a clientes em caso de estrita necessidade; por isso, se em algum momento lhe solicitarem dados que já nos forneceu, alguém pode estar a fazer-se passar pela nossa equipa — não forneça os seus dados.
Não forneça informação confidencial: nomes de utilizador, palavras-passe ou códigos de confirmação de operações digitais, nunca.
Desconfie de chamadas realizadas a partir de um sistema automático que emite uma mensagem gravada de emergência ou de erro com a conta ou os dados do cliente.
Se tiver dúvidas sobre a origem de uma chamada, não forneça qualquer dado pessoal e contacte-nos através dos canais oficiais que colocamos à sua disposição.
Não descarregue nem instale aplicações ou programas a partir de ligações que lhe forneçam por mensagens instantâneas ou que lhe indiquem por chamada telefónica. Pode ser uma forma de entrar no seu sistema e fazer-se passar por si para realizar compras em seu nome.
Condições atualizadas em outubro de 2025 e vigentes desde 27 de outubro de 2025.